segunda-feira, 23 de abril de 2007

Restrições e alterações

Pelo fato de ter sido paga com milhas, essa minha viagem tem algumas restrições. Algumas delas eu já mencionei, como o máximo de 6 paradas. Além disso, há menos flexibilidade de alterações. Outras restrições são comuns a qualquer viagem, como por exemplo o limite de peso das bagagens.

Bagagens
A informação que consegui com a Delta é que o limite de bagagens é de dois volumes de 32 kg cada = 64 kg, mais um volume de mão de 18 kg, mais o laptop. Ou seja, no total seriam 82 kg + laptop, igual a quando voamos do Brasil para os EUA com as companhias estadunidenses. Mas preciso me informar melhor com todas as outras companhias aéreas que vou usar no percurso. Se não, imaginem que eu saia do Brasil com 64 kg de bagagem (não pretendo, mas nunca se sabe) e depois, no meio da viagem, alguma empresa diga que o limite dela é de 30 kg. O que fazer com o excedente? Melhor garantir antes. Vou ligar para KLM, Air France, Korean e Avianca em breve. Essa informação pode ser importante para definir se vou levar os meus dois dicionários técnicos (de papel), por exemplo, e para decidir como será a minha bagagem (mala, mochila ou ambas).

Alterações de percurso
Inicialmente, tenho vontade de fazer duas alterações no meu roteiro. Em vez de São Paulo > Copenhague com escala em Amsterdã, pensei em parar em Amsterdã e abrir mão do trecho Amsterdã > Copenhague. Assim eu poderia ficar uma semana na Holanda, onde tenho dois conhecidos: o Pascal, em Amsterdã, e a Lou, em Nijmegen. Depois eu precisaria arranjar um jeito de ir de Amsterdã para Copenhague, seja de trem, seja de avião, pagando ou usando outras milhas. A Delta me disse que é possível fazer isso, mas eu teria que pagar uma taxa de US$ 50. Ainda estou pensando, mas acho que pode valer a pena.
Outra alteração que eu pensei em fazer foi na volta. Quando eu estiver na Venezuela, dependendo de alguns fatores (por exemplo, conseguir ou não ir para Cuba), eu poderia ficar uma semana a menos e pagar a minha ida antecipada para Bogotá, de ônibus ou avião. Assim eu poderia conhecer a Colômbia durante uma semana e depois usaria normalmente o último trecho de Bogotá para São Paulo.

Essas duas alterações vão depender basicamente do custo da minha transferência entre Amsterdã e Copenhague e entre Caracas e Bogotá.

Nenhum comentário: