sexta-feira, 4 de maio de 2007

Holanda?

Como eu mencionei no relato do dia 23 de abril, estou pensando em aproveitar a minha estada na Dinamarca para dar um pulinho até a Holanda.

O período previsto para eu ficar na Dinamarca é de um mês (de 2 de agosto a 2 de setembro). Durante esse período, estou pensando em passar uma semana na Holanda. Inicialmente, eu tinha pensado em parar em Amsterdã na ida, já que o meu vôo faz escala lá. Mas para alterar o itinerário (cancelar a segunda "perna", Amsterdã > Copenhague), eu precisaria pagar US$50 para a Delta.

Com a ajuda da Lou, descobri uma empresa aérea (Transavia) que faz Amsterdã > Copenhague por cerca de €50, então a passagem pela Holanda ficaria em uns €90 no total. Só que tem um problema: a bagagem. A Transavia, assim como a maioria das empresas aéreas de baixo custo, só permite 20 kg e com certeza eu vou levar mais. O custo para transportar excesso de bagagem é de €6 por kg, o que equivale a pagar o preço de outra passagem para levar cerca de 8 kg a mais.

Pensei também em ir para a Dinamarca de trem, que não tem limite de bagagem. A melhor opção que encontrei foi Amsterdã > Hannover > Hamburgo > Copenhague. Custo total: cerca de €50, com as tarifas mais reduzidas. A viagem duraria umas 11 horas, já com as duas baldeações. Eu gosto muito de trens e fiquei com vontade de passar um dia dentro de três deles, cruzando a Holanda e a Alemanha, observando a paisagem e os passageiros, chegando à Dinamarca por terra.

Deixei a idéia descansar durante alguns dias, até que me veio à mente o seguinte raciocínio: se o preço para alterar o meu roteiro de avião é de US$50 e o preço para ir de Amsterdã a Copenhague (de avião ou trem) fica em torno de €50 (total R$ 250,00), eu poderia não alterar o meu roteiro, ou seja, voar de São Paulo > Amsterdã > Copenhague (economizando os US$50 da alteração), deixar a minha bagagem lá na casa do Bernardo e da Miriam, voltar de avião para Amsterdã pagando €50, passar uma semana na Holanda e depois voar de volta Amsterdã > Copenhague pagando mais €50, ou seja, ida e volta por cerca de 100 € (~R$ 270,00). O custo em relação à primeira opção seria um pouco maior, mas eu não precisaria me preocupar com excesso de bagagem. Em compensação, não andaria de trem. Mas já vou andar de trem de qualquer jeito dentro da Holanda e na Escandinávia. Quanto ao conforto, não sei dizer. A viagem de avião seria mais rápida, mas as idas e vindas aos aeroportos podem não compensar.

Abro aqui um parêntese, à guisa de reflexão. Recentemente estive lendo que as empresas de trens da Europa estão sofrendo séria concorrência das empresas aéreas, sobretudo as de baixo custo, e que estão buscando oferecer novas vantagens para estimular a preferência pelo trem, inclusive com a criação de programas de milhagem. O meu raciocínio acima é um exemplo de que, economicamente, os preços desses dois meios de transporte para longas distâncias estão quase empatados.

Bom, ainda falta decidir se gastar R$ 270,00 com passagens para passar uma semana na Holanda está dentro do escopo da viagem. Estou mais propenso a ir sim, mas preciso pensar um pouco mais e esperar as respostas da Lou e da Miriam sobre qual seria o melhor período por parte deles. Estou pensando em duas opções:

a) bate-e-volta em Copenhague no dia 2 de agosto (só para deixar as malas e voltar para o aeroporto no mesmo dia ou dia seguinte); ou

b) chegar e ficar 3 semanas na Dinamarca (com eventuais idas à Suécia e Noruega) e viajar para a Holanda no final (~24 de agosto), voltando para Copenhague no dia 2/9 apenas para pegar a mala e ir embora para a Índia.

Só pensei nessas duas opções porque estou querendo ficar períodos mais longos em cada lugar, sem "interrupções", para vivenciar melhor cada ambiente.

2 comentários:

Unknown disse...

Carlão,

Não estou entendendo esse seu problema de logística com as bagagens. Eu imaginei que você viajaria bem leve, com poucas coisas uma vez que você terá a oportunidade de lavar roupas com uma frequencia maior do que em uma viagem normal, não?
Para que então levar tantos quilos se tudo o que você precisa são alguns pares de cada peça de roupa.
Ademais, você comprará bastante coisa por lá e já colocará em uso.

Carlos Teixeira disse...

Cássio, a minha idéia não é viajar tão leve assim, não. Pretendo levar algumas coisas que me proporcionem um certo conforto durante os seis meses que vou estar fora, além de material de trabalho. Dificilmente vou conseguir levar menos de 20 kg.