quinta-feira, 28 de junho de 2007

Vistos

Imagine

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky

Imagine all the people
Living for today...

Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace...

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world...

You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one

Eu acho que o mundo não precisaria ser dividido em países. Imagine se um brasileiro pudesse entrar com tanta facilidade na Índia como como vai de São Paulo a Recife. Não vou me alongar sobre essa questão, mas deixei ao lado a famosa letra dos Beatles, como fonte de reflexão.


Infelizmente, no mundo atual existem estados nacionais bem delimitados e normas diplomáticas bastante rígidas. Essas normas disciplinam o fluxo de pessoas entre diferentes países e geralmente estão baseadas no princípio da reciprocidade. Alguns países exigem vistos de entrada e outros exigem vistos até para fazer conexões aéreas nos aeroportos.


No site do Skyteam, há um serviço de planejamento de viagem que informa todos os vistos e documentos que podem ser necessários durante uma viagem, com base na nacionalidade e no país de residência do viajante.


Além disso, alguns países (inclusive o próprio Brasil) exigem vacina de febre amarela e/ou malária dependendo do país visitado anteriormente. Felizmente, a minha carteira internacional de vacinação já (ainda) está em dia.


Consultando o site mencionado acima, o resultado foi o seguinte para este brasileiro que lhes escreve:


País Visto p/ trânsito? Visto p/ entrada?
Austrália - S
Canadá S S
China - S
Colômbia N N
Coréia do Sul N N
Cuba - S
Dinamarca - N
Estados Unidos S S
França N -
Holanda N N
Índia - S
Japão - S
Nova Zelândia - N
Venezuela - N

A tabela lista alguns países que não estão no meu roteiro oficial, mas que também são candidatos a uma visita. O tracinho (-) indica que eu não consultei a necessidade de visto na categoria em questão.

Preciso providenciar vistos para todos os países em laranja na tabela, exceto para os EUA, porque o meu visto para lá é válido até 2010. Uma das minhas surpresas foi a necessidade de visto para fazer apenas escala no Canadá*. A outra foi não precisar de visto para entrada na Coréia do Sul. Isto é muito bom, porque como vou fazer conexão quatro vezes em Seul, se alguma coisa der errado com algum vôo, posso dar uma saidinha e conhecer a cidade.

Falta ver se preciso pedir algum desses vistos antes de sair do Brasil ou se é melhor deixar para ir providenciando durante a viagem. É que alguns vistos têm prazo de validade, então não adianta tirar com muita antecedência. Em breve vou telefonar para os consulados em São Paulo para me informar melhor.

* Uma vez fui barrado na fronteira entre os EUA e o Canadá, quando tentei passar de carro para o lado canadense de Niagara Falls, junto com vários colegas europeus que não precisavam de visto. Nesse dia, me senti a escória da humanidade. Assunto para um relato à parte... Espero que essa tentativa de "invasão" no passado não atrapalhe a obtenção de um visto desta vez.

Nenhum comentário: