segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Expedição a Agra

O ponto turístico máximo da Índia talvez seja o Taj Mahal, que fica em uma cidade chamada Agra, cerca de 200 km ao sul de Delhi. O meu plano inicial era passar dois dias e uma noite lá, mas depois de ter lido no guia sobre algumas dificuldades para turistas em Agra, decidi pegar uma excursão de apenas um dia a partir de Delhi.

A escolha da excursão já foi difícil. Eu queria encontrar a agência de turismo oficial do governo (I.T.D.C.), para evitar problemas, mas no endereço indicado no guia e no material turístico que peguei no aeroporto (Connaught Circus, bloco L) não havia nada. Um cara me abordou e perguntou o que eu estava procurando. Eu disse que eu não estava procurando nada, mas ele disse: "se for a I.T.D.C., eles mudaram para aquela loja ali", e apontou um local que indicava o nome que eu estava procurando e entre parênteses: (acabamos de mudar de Connaught Circus, bloco L). Putz, e agora? Fiz que tudo bem, valeu, e fui em direção ao escritório. Entrando, logo na primeira mesa tinha um cara loiro, com problema visual e mental, lia um jornal a dois dedos de distância dos olhos. Falei com ele, mas ele apenas moveu a cabeça para trás, quando vi que tinha outro cara, com pinta de indiano.
- Pois não?
- Estou interessado em fazer o passeio para Agra amanhã, vocês têm?
- Sim, claro. Olha, temos duas opções: o do governo custa Rs 950, mas ainda não tem ninguém, então pode ser que seja cancelado. Temos também um outro, particular, que já tem bastante gente. Custa Rs 650, mas não tem café da manhã. Onde você está hospedado?
- International Youth Hostel
Ele faz um telefonema rápido e volta a falar comigo:
- Eles podem pegar você lá às 7h30. Se for o do governo, você tem que vir até aqui às 6h.
Putz, quanta informação. O do governo é mais caro, eu tenho que acordar muito mais cedo e arrumar um jeito de vir até aqui. A única vantagem é que não preciso me preocupar em tomar café da manhã antes de sair. Hmmm. O outro é mais barato e me pega mais tarde...
- Os locais visitados são os mesmos?
- Sim.
- A duração também?
- Sim.
Mais um momento pensando: esse cara tá querendo me empurrar essa excursão particular, deve ter algum rolo aí. Mas por que ele empurraria a mais barata? Olhei ao redor, tinha alguns cartazes com jeito de coisa oficial. O que fazer?
- Tudo bem, vou pegar essa particular. Mas então é certeza que eles me pegam no albergue amanhã cedo? Inclui o Taj Mahal, Forte de Agra, Tumba de Akbar?
Paguei em dinheiro e saí aliviado, após ter conseguido cumprir a minha principal missão do dia. Mas o alívio durou pouco, até eu ver logo ao lado um outro I.T.D.C. Da calçada do lado oposto da rua, eu conseguia ver as duas fachadas ao mesmo tempo e comparava o que estava escrito em uma e na outra. Era tão difícil encontrar alguma diferença como em um jogo dos sete erros.
Aí comecei a pensar: caí em outra cilada, amanhã não vai aparecer ônibus nenhum e não vou ver mais a cor do meu dinheiro. No recibo estava escrito Ashok Tours, não I.T.D.C. Estava escrito "um assento com A/C para Agra"; não dizia Taj Mahal, não dizia sobre o guia (pessoa). Putz, aquele cara loiro logo na entrada era só pra parecer estrangeiro e dar credibilidade ao local.

Na manhã seguinte consegui tomar café no albergue antes de sair e às 7h35 apareceu o tal do ônibus. Ao entrar, só vi indianos e o auxiliar do motorista me mandou para o assento lá do fundo. Quando sentei, vi que tinha uma garota deitada na outra metade, com jeito de estrangeira e cara de poucos amigos. Pensei: o cara me colocou aqui porque acha que os estrangeiros gostam de ficar perto de outros estrangeiros. Mas não fui com a cara dessa menina e este banco tá muito ruim. Levantei e fui sentar numa poltrona normal, na terceira fileira. Quando o cara viu, veio reclamar e me mandou de volta para o fundo. Eu disse que na última fileira não sentaria. Ele disse que aquele assento tava reservado (ou algo parecido). Eu repeti que na última fileira não sentaria. Então ele tentou mandar outro cara para o fundo, mas ele também não quis. Então ele disse: tá bom, pode ficar.

Na primeira parada conheci uma garota estrangeira que estava no meu ônibus e que eu não tinha visto antes. Se chamava Katie e era uma estadunidense de Minnesota (cuja capital, descobri, é Saint Paul).

A nossa primeira parada turística foi o Forte de Agra, que é ainda mais bonito e maior do que o Forte Vermelho de Delhi, pois Agra foi a antiga capital do império mugal (mogul). Além do forte em si, de lá é possível avistar o Taj Mahal. Entre descer do ônibus, comprar os ingressos e ouvir algumas explicações do guia, a uma hora prevista para a visita se transformou em apenas 40 minutos, insuficiente para ver tudo.

A segunda parada foi uma loja, o que me irritou muito, porque poderíamos ter usado esse tempo para ficar mais no forte. A terceira parada foi para almoço.

Finalmente, chegamos no Taj Mahal, quer dizer, na via que leva à entrada do complexo onde está o Taj Mahal. O tempo que nos foi concedido foi de uma hora e meia. Achei razoável, até ver o tamanho da fila. Preço para indianos: 20 rupias. Preço para estrangeiros: 750 rupias. Ou seja, pagamos 37,5 vezes o preço pago pelos indianos e estamos sujeitos à mesma fila. Ridículo. Em Delhi pagamos mais para entrar no Forte Vermelho, mas pelo menos temos uma fila separada.

Aliás, essa fila foi uma história à parte. Vários malandros cobrando pra me colocar pra dentro, vários outros imbecis furando a fila. Não paguei pros malandros por três motivos: primeiro, porque é totalmente contra os meus princípios alimentar esse tipo de atividade; segundo, porque eu já tinha gasto dinheiro demais e não queria pagar um centavo sequer a mais (esse argumento pode ser rebatido com a pergunta: se você já gastou tanto tempo e dinheiro até aqui, o que custa pagar mais uma merreca pra poder ficar meia hora a mais no Taj Mahal?); terceiro, porque eu não tinha certeza se os caras têm mesmo o poder de colocar alguém pra dentro na frente dos outros, então eu corria o risco de jogar mais dinheiro fora e ainda ter que voltar pro final da fila para aprender a deixar de ser burro.

Resultado: depois de ter sido empurrado durante 30 minutos na fila, só tive 45 minutos para ver tudo e voltar pro ônibus, ou seja, viajei até aqui para ficar 35 minutos no Taj Mahal! E ainda vi tudo correndo, literalmente, para conseguir ver todos os ângulos, tirar fotos, entrar no prédio principal e conseguir chegar a tempo no ônibus, que já estava quase indo embora sem mim. O Taj é bonito mesmo, mas todo o transtorno roubou grande parte da beleza do lugar. Aliás, o Taj é exatamente o que eu esperava, nem mais, nem menos.

Depois do Taj Mahal, o último ponto previsto no roteiro era a tumba de Akbar, o maior dos imperadores mugais, que fica em Sikandra, a apenas 4 km de Agra. Pelo tempo de viagem, eu percebi que já devíamos ter passado e que provavelmente não iam nos levar até lá. Eu já estava tão de saco cheio que resolvi nem perguntar. Alguém decidiu que, em vez de visitar a tumba, nós preferíamos ver dois templos hindus. Não digo que não foi interessante, mas também foi muito corrido, já era noite, eu estava cansado, e nem sabia que lugares eram aqueles. O guia só falava híndi, tudo estava escrito só em híndi e de repente eu estava sentado no chão, com todos os meus colegas de ônibus, dentro de um templo, onde ratos passavam a alguns metros de nós, ouvindo um sujeito pedir dinheiro para gravar uma placa com o nome dos nossos pais, já que as pessoas iam àquele lugar justamente para pedir saúde para os pais. Eu pedi mentalmente, acho que os meus não fariam questão de uma placa com o nome deles ali naquele lugar.

Depois descobri que os lugares que visitamos ficavam perto de Mathura e um dos templos marca o lugar onde nasceu o deus Krishna. Interessante foi uma conversa que tive com um cara do ônibus que me explicou de maneira surpreendentemente racional por que a vaca é considerada sagrada na religião hindu. "Como o leite é um ingrediente importante da nossa alimentação, antigamente as pessoas tinham medo que, se começassem a matar vacas para comer a carne, acabaria o leite e as pessoas passariam fome. Então criaram toda essa mitologia em torno da vaca."

Fui deixado em frente ao meu albergue à 1h30 da manhã, mais de 18 horas depois de ter saído de lá.

Nenhum comentário: