quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Qibao

Qibao significa "Sete Tesouros" e é uma cidade antiga também perto de Xangai. Por antiga quero dizer que foi fundada há milênios.

Como muitas coisas na China, é difícil distinguir o antigo do novo. A cidade foi totalmente reconstruída no ano 2000, mantendo o aspecto antigo, portanto a maior parte do que se vê é falso, ou seja, parece antigo, mas é réplica.

Aí eles aproveitam para criar parques e outras atrações para atrair turistas, neste caso, sobretudo os domésticos.


Um dos maiores fatores de atração, porém, é a comida tradicional. Na foto abaixo, um senhor prepara uma espécie de panqueca, usando técnica semelhante ao do crepe francês ou da dosa indiana.
Aqui eles estão fazendo uma das sobremesas que eu mais gosto, tangyuan, que são bolinhos feitos com farinha de arroz e recheados com massa de amendoim, gergelim ou feijão azuki. Depois esses bolinhos são cozidos por alguns minutos e servidos apenas com um pouco da água da fervura ou em uma espécie de sopa de arroz doce fermentado. No filminho abaixo, dá pra ver como eles colocam o recheio.
(13 segundos - 9,36 MB)
Tonel de vinho de arroz
Dentre as iguarias da foto abaixo, dá pra identificar nariz e orelha de porco (ao centro) e caramujos (canto superior direito). As trouxas que aparecem no canto inferior direito são uma espécie de bolo de carne moída de porco, envolto em folhas de lótus.
Aqui dá pra ver cabeças de pato e codornas assadas.
A visão de todos esses quitutes abriu o nosso apetite, então fomos jantar. Já não lembro mais tudo o que pedimos, mas os pratos da foto abaixo mostram o seguinte: à esquerda, uma espécie de massa de tofu frita, com ervilha, milho, cogumelo e camarão, tudo cozido em um molho gosmento; à direita, um rolinho feito à base de raiz de lótus e arroz, cortado em fatias, com um molho adocicado.
A Selena não é linda?

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei os comentários e as fotos muito interessantes, mas os alimentos não me apetecem.