quinta-feira, 19 de abril de 2007

Motivação (2)

Mas toda viagem tem uma razão de ser, ou mais de uma. Por exemplo, uma viagem a trabalho, dependendo do lugar de destino, pode ter apenas a finalidade de cumprir uma obrigação profissional, ou outras finalidades, como conhecer um lugar diferente, revisitar um lugar conhecido, reencontrar amigos e assim por diante. Uma viagem de lazer pode ter uma finalidade exclusiva de relaxamento, turismo, ou pode incluir a busca de um grande amor ou o esquecimento de um grande desamor, dentre tantos outros objetivos.

Na verdade, muitas viagens que eu já fiz não tinham uma razão bem definida a priori, mas acabaram tendo um papel bem definido na minha vida quando analisadas retrospectivamente. Outras tinham um objetivo mais específico. Por alguma razão, pensei que essa viagem ao redor do mundo deveria ter um sentido, um mote, uma razão subjacente. Não apenas passar o tempo. Talvez por isso eu tenha demorado para me decidir em fazê-la, já que não consegui traçar um objetivo claro.

Até agora não sei ao certo o que estou buscando. E também não sei se "buscar" é a palavra certa. Como alguém me disse, pode ser só isso mesmo, uma viagem ao redor do mundo. Será? Algumas coisas eu sei que me movem, como o desafio, a abertura para novas oportunidades, novas amizades, a curiosidade. Mas não sei, eu queria encontrar um fio condutor que orientasse as minhas atividades em todos os lugares em que vou ficar mais tempo.

Por exemplo, o Thiago que deu a volta ao mundo de bicicleta tinha como uma de suas missões ensinar informática nas comunidades pobres. E tinha o grande desafio de vencer as distâncias de bicicleta. Uma missão, hmmm, será que é isso que estou querendo definir?

O meu grande desafio talvez seja conciliar trabalho e lazer. Tracei alguns objetivos preliminares e esse é um deles. Outro objetivo é analisar e documentar "experiências urbanísticas", para confrontar com os problemas que me irritam diariamente no Brasil. Quero reencontrar amigos, conhecer lugares, experimentar comidas. Quero respirar fora do Brasil. Estou me sentindo como um animal aquático com respiração pulmonar, que precisa vir à tona de vez em quando em busca de oxigênio. Não estou agüentando mais a situação no meu país. Estou me sentindo num campo minado, onde a cada dia explodem bombas à minha volta. Tenho a sensação de que um dia eu serei a próxima vítima.

Então a viagem seria uma simples fuga? Acho que não. Fuga é quando a nossa principal referência é o lugar de onde saímos, o destino pouco importa. Acho que a minha necessidade de sair é tão grande quanto a de encontrar alguma coisa. Acho que no fundo estou procurando o país perfeito, onde tudo funcione bem e as pessoas sejam tão perfeitas quanto eu... :-)

Se eu descobrir outras razões para a viagem, escreverei um relato "Motivação (3)".

Um comentário:

iglou disse...

Senhor Perfeito, estou esperando pela postagem Motivação (3).