terça-feira, 29 de maio de 2007

Trens

Há alguns dias mencionei que as empresas ferroviárias européias estavam preocupadas com a concorrência das empresas aéreas de baixo custo. Inclusive fui exemplo desse embate, ao descartar a possibilidade de ir de trem da Holanda para a Dinamarca, devido ao preço, tempo de viagem e dificuldade de comprar a passagem.

Agora, acabo de ler a seguinte notícia no boletim da Deutsche Welle (tradução e compilação minhas):

Com novas conexões de trem rápido entre grandes cidades da Alemanha e Paris, a Deutsche Bahn e a SNCF querem recolocar nos trilhos os passageiros perdidos para as empresas aéreas. É a primeira vez que as duas parceiras lançam trens de alta velocidade em conjunto. Nesta semana foram realizadas duas viagens de teste, em que um ICE partindo de Frankfurt e um TGV partindo de Stuttgart com destino à capital francesa reduziram o tempo de viagem de 6 para 4 horas. A nova opção de transporte está programada para entrar em operação no dia 10 de junho. Para o presidente da Deutsche Bahn, trata-se do início de uma nova era, uma aliança européia em prol do transporte rápido sobre trilhos entre diferentes países.

Ainda há muitas coisas para serem melhoradas nos trens da Europa, por mais que o sistema pareça quase perfeito. Por exemplo, quando estive em Freiburg im Breisgau (sudoeste da Alemanha), em 1999, fiquei surpreso com a ausência de ligação ferroviária entre os dois países naquela região. A "explicação" era a ausência de uma ponte sobre o Reno, destruída durante a 2.ª Guerra e nunca reconstruída. Para ir de Freiburg a Colmar (50 km) ou Mulhouse (60 km), na França, por exemplo, só de ônibus ou carro!

Um comentário:

iglou disse...

Carlos,

o que eu acho que falta na Europa é que a União Européia seja vista como uma coisa só. Viajar de trem dentro de um país é super agradável, na maioria das vezes há 3 tipos de trem à disposição (tem o pinga-pinga, tem o rápido que liga cidades de médio porte e tem o expresso, que liga duas cidades grandes) e todas as cidades são bem servidas. O problema é fazer viagens internacionais de trem. Lembra que a gente tava olhando Amsterdam - Hannover e percebeu que essa ligação é unidirecional: não é possível ir de Amsterdam a Hannover pelos preços promocionais da DB, mas dá pra fazer Hannover - Amsterdam por uma bagatela. De trem, eu chego mais rápido a Groeningen, no extremo norte do país, do que a Kleve, a 20km daqui, mas do outro lado da fronteira... União Européia. O que temos em comum é a moeda, mas de resto, é cada um cuidando do seu.