segunda-feira, 28 de maio de 2007

Bagagens - Uma história

Pode parecer excesso de detalhismo essa minha preocupação com o peso das bagagens, mas eu sei, de experiências anteriores, que é fácil alcançar esses limites. Para encerrar esse assunto, vou contar uma história.

Uma vez, voltando da Alemanha em 1999, depois de apenas dois meses lá, fazendo um curso de alemão, eu estava com 32 kg de bagagem no momento do check-in, quando o limite era de 23 kg. Além do material que eu comprei durante o curso de alemão (livros, gramáticas, dicionários), eu ainda tinha comprado uns livros numa rápida ida à França, presentes pra todo mundo no Brasil, além de juntar algumas outras bugigangas. Sem contar que era um curso de inverno, e roupas de frio pesam.

Para não pagar o excesso de bagagem, que seria escorchante, resolvi despachar uma parte da bagagem em uma sacola separada, por meio da Lufthansa Cargo. Além de passar algumas horas em um guichê que mais parecia repartição pública brasileira, em meio a dezenas de despachantes (sim, eles existem por lá também!), passei quase dois meses para conseguir retirar a minha sacola em Viracopos, depois de voltar ao Brasil. Isso porque, além da burocracia habitual, os fiscais da Receita não queriam acreditar que não tinha nada proibido lá dentro e, mesmo abrindo e olhando tudo, me deram uma canseira. No total acho que tive que ir umas quatro vezes ao aeroporto.

A minha "sorte" daquela vez foi ter chegado com bastante antecedência no aeroporto de Frankfurt; assim deu tempo de abrir as malas, separar as coisas e "exportar" parte da minha bagagem. Porque o grande problema do excesso de bagagem é justamente que, na maioria das vezes, a gente só tem certeza se extrapolou ou não no balcão do check-in, porque fica também na dependência da boa vontade do funcionário, que às vezes permite alguns "quilinhos" a mais e outras vezes não.

De qualquer maneira, se fosse hoje, eu faria diferente: despacharia tudo o que fosse de papel pelos correios em uma caixa e mandaria entregar na casa dos meus pais.

Bom, mas a princípio só vou precisar me preocupar com isso quando eu já estiver voltando, da Venezuela, no ano que vem. Até lá, vou poder levar generosos 76 kg em todos os vôos...

Nenhum comentário: