terça-feira, 12 de junho de 2007

O clima na Ásia

O Correio Popular de hoje trouxe as seguintes notícias sobre a Índia e a China:
__________________________________________________________

Calor de 52°C mata e sufoca na Índia e no Paquistão

A onda de calor que atinge o Paquistão e a Índia já matou mais de 120 pessoas na semana passada, de acordo com informações divulgadas ontem por autoridades e pela imprensa local. Na Índia, morreram 74 pessoas — 15 delas no Estado do Rajastão (oeste) e nove em Uttar Pradesh (norte) neste final de semana. No Paquistão, ao menos 50 pessoas morreram devido ao calor nos últimos quatro dias. A maior parte dos mortos são moradores de rua ou pessoas que trabalham ao ar livre.

A temperatura mais alta foi registrada no distrito de Sibi, na Província do Baluquistão, no Paquistão, onde o calor chegou a 52 graus ontem — pouco abaixo do maior recorde já registrado no país, em 1992, quando foram medidos 52,2 graus.

Na Índia, o ápice do calor ocorreu no sábado, quando foram registrados 48,9 graus em Ganganagar, no Rajastão, segundo o Centro Meteorológico de Nova Delhi. "É uma onda de calor. Em dois dias, ela terá acabado'', disse S.C Bhan, diretor do centro. Em Nova Delhi, os termômetros marcaram 44,9 graus no sábado, de acordo com Bhan.

A população buscou refúgio sob árvores ou usando camisetas para proteger o rosto e a cabeça. Muitos também preferiram permanecer em casa para fugir do calor intenso. Os mercados de rua de Nova Delhi ficaram quase desertos, enquanto muitos preferiram as lojas com ar condicionados dos shoppings. Segundo a imprensa local, dois vôos com origem em Nova Delhi foram adiados devido a problemas técnicos causados pela onda de calor.

Chuvas na China causam a morte de 66 pessoas

Pelo menos 66 pessoas morreram e 12 estão desaparecidas depois das inundações e deslizamentos provocados pelas chuvas torrenciais no sul da China, informaram os meios de comunicação chineses, acrescentando que 600 mil pessoas estão desabrigadas.

Quatro dias de fortes chuvas afetaram no total 9 milhões de pessoas nas províncias de Guangdong, Guangxi, Guizhou e Hunan, disse a agência de notícia Xinhua. (AFP)


Um comentário:

Luís disse...

A melhor época pra atravessar a Índia é em outubro, segundo um amigo indiano. Um calor desse não é legal em nenhum lugar. Mas acampando e na sujeira da Índia... vixi.