sexta-feira, 13 de julho de 2007

Visto para o Canadá (sendo providenciado)

Aqui começou a chatice. Só preciso de um visto de trânsito, porque tenho que fazer uma escala em Vancouver, quando estiver indo da Austrália para a Venezuela. Mesmo assim, a quantidade de documentos exigidos é grande, especialmente no que se refere à comprovação de renda. Além de todos os extratos bancários (contas correntes e investimentos) e declaração completa de imposto de renda, no meu caso de "microempresário", ainda preciso levar o contrato social da empresa e os comprovantes de pagamento dos três últimos pró-labores. Além disso, eles recomendam que se faça o pedido do visto via despachante, devido à fila de espera.

O único número de telefone disponível para contato não atende (ou melhor, atende num sistema automático, que nunca leva a uma pessoa), mesmo quando se liga no horário determinado. Por outro lado, o site deles (www.canadainternational.gc.ca/brazil) é bastante informativo e consegui ser prontamente atendido via email.

Eles não recebem pedidos de visto pelo correio, mas aceitam que qualquer portador dê entrada no consulado. Consegui agendar a minha "presença", como eles dizem, para o dia 25/7, e o meu irmão vai levar e buscar a papelada para mim, já que o consulado fica perto do trabalho dele.

Taxa (visto de trânsito): zero
Prazo para concessão: 2 dias úteis
Validade do visto: 48 horas, a partir da entrada no Canadá

Não ficou claro para mim se permite sair do aeroporto nesse período, ou apenas aguardar a conexão. Tenho cinco horas de espera entre um vôo e outro e poderia aproveitar para dar uma olhada na cidade.

Nenhum comentário: