sábado, 29 de setembro de 2007

Números em híndi

Aprender híndi não fazia parte das minhas pretensões nestes dois meses que estou passando na Índia. Mas acontece que para pegar ônibus em Mumbai, é preciso conhecer pelo menos os números, já que na frente dos ônibus os números vêm sempre em híndi. Se eu esperar para olhar o número em algarimos arábicos (os que usamos) na lateral, não dá mais tempo de fazer sinal para o ônibus parar. Aí eu comecei a fazer uma correspondência entre os números que eu via na frente e os números que apareciam na lateral, quando os ônibus passavam. Em poucos dias consegui aprender, porque na verdade não é muito complicado decorar 10 símbolos simples, metade dos quais são parecidos com os nossos.

Por exemplo, 1, 2, 3, 9 e 0 são bico, certo? Aí você lembra que 4 é 5, que 3 virado pro outro lado é 6, que 6 deitado é 7, que 6 aberto é 8 e que o gama grego é 4. Pronto! Se quiserem praticar, é só tentar descobrir os números dos ônibus que param no ponto aqui perto de casa:

2 comentários:

iglou disse...

Übung macht den Meister!

Luís disse...

ek, dos, te, tcha, bat, ...

:-)