segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Cingapura - fotos

Cingapura é uma cidade extremamente moderna, portanto tentei fazer uma seleção de fotos que mostrassem também outros aspectos além dos prédios modernos.

Biblioteca Nacional
Um raro conjunto de casas conservado.
Meu prato de sobremesa num restaurante italiano.
A maioria dos restaurantes melhorzinhos de Cingapura exigem trajes mínimos e tive que almoçar na área do bar por causa da bermuda.

Hotel Raffles, símbolo da era britânica.
Esculturas urbanas
"Primeira geração", de Chong Fat Cheong
"Pássaro", de Fernando Botero
"Homenagem a Newton", de Salvador Dalí
Boat Quay (Cais dos barcos)
Há poucas décadas, o rio Cingapura era poluído e esse trecho era apinhado de pequenas embarcações, descarregando mercadorias. O rio foi despoluído e o cais totalmente recuperado (aliás, todo o rio e todos os cais).

Achei este ângulo interessante, pois mostra um pouco da natureza original da ilha, a estátua do fundador da cidade e a cidade moderna ao fundo.
Shopping (Bugis Junction)
que ficava em frente do meu albergue.
Ele foi feito usando o traçado original das ruas e as fachadas dos edifícios. Olhando de fora, aparentemente só foi colocada uma cobertura e instalado um sistema de ar condicionado, mas por dentro a estrutura original das casas não existe mais.

CHIJMES - antigo convento, que também foi "preservado", convertendo-se em shopping.
Vejam a largura e perfeição desta calçada, bem como a qualidade da arborização.
Interior do Battle Box, um bunker onde os oficiais britânicos discutiram os passos a serem tomados diante do iminente ataque japonês durante a Segunda Guerra e terminaram decidindo pela rendição.
Emerald Hill Road, uma das ruas mais charmosas de Cingapura, travessa da Orchard Road.

Orchard Road, uma das artérias mais movimentadas e comerciais de Cingapura, com lojas de grifes famosas.
Chinatown
Eu sei que já mostrei muita foto de templo, mas este aqui era maravilhoso, com milhares de budinhas dourados nas paredes.
Little India - o bairro indiano, devidamente iluminado para o festival Deepavali (Dipavali), que está acontecendo durante o mês de novembro.
Kampong Glam - Bairro muçulmano
A Esplanada - uma espécie de centro de convenções e exposições, com formato de durian, uma fruta típica da Malásia e de Cingapura.
Atualmente essa fruta está proibida em vários lugares públicos devido ao cheiro forte que exala (leia-se fedor). Eu queria ver ou provar, porque dizem que, apesar do cheiro, o gosto é muito bom, mas em vários lugares que perguntei, não tinham.

Merlion, uma espécie de sereia com cabeça de leão, símbolo da cidade de Cingapura.
Clark Quay, outro cais recuperado.
Os enfeites de Natal já começam a aparecer na cidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caramba Carlão,
A cidade de Cingapura é bem bonita. Nota-se um estilo eclético na arquitetura, não? Diferente das outras cidades da Ásia que mantém a mesma linha arquitetônica.

Anônimo disse...

Gostei das fotos e esculturas de Cingapura. A que vocâ chamou de "Primeira Geraçaõ", de Chong Fat Cheong, me fez lembrar de uma foto que tiramos na Lagoa de Mundaú em Maceió, onde aparece uns meninos subindo num galho torto de uma árvore. Daria com certeza uma bela escultura.

Luciana Ferreira disse...

Estava navegando pela net a procura de fotos de Cingapura, parei por aqui para dar uma olhada. Realmente suas fotos ficaram 10.

Luciana.

Menina Morena disse...

Oi Carlos, maravilha encontrar um pouco de Singapura por aqui, tão bem exposto. Estarei me mudando para lá no final do mês que vem, ficaros por 3 anos. Considerando o q vi por aqui, acho que será uma excelente experiência.