segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Censura

No dia-a-dia a gente se esquece de que a China vive uma "ditadura democrática" e que a liberdade de expressão e informação não está plenamente garantida.

Um exemplo é a Internet, que tem alguns sites bloqueados. Por um lado, é possível usar Skype, Messenger, assim como todos os outros programas de comunicação por voz que eu tentei, porém não é possível acessar a Wikipédia nem alguns sites de notícia estrangeiros. Um fato curioso é que eu conseguia escrever no meu blog (o domínio blogger.com não é bloqueado), mas não ler o que eu tinha escrito depois de publicado (porque o domínio blogspot.com é bloqueado)!

Eu até entendo a preocupação do governo com a Wikipédia, que embora contenha informações bastante equilibradas sobre a história recente da China, não segue a cartilha do Partido Comunista Chinês. Mais ainda com os sites da CNN e BBC, asseclas dos porcos capitalistas ocidentais. Mas se for assim, deveriam proibir tudo, porque imagine o que a pessoa pode dizer e ouvir pelo Skype ou escrever e ler por email! (Alguém me disse: não dê a idéia...) Eu, por exemplo, tive que pedir para uma amiga de Taiwan pesquisar uma página da Wikipédia para mim e me mandar por email, porque eu precisava saber aquilo para o meu trabalho.

Bom, não demorou mais do que alguns dias até que eu descobrisse um serviço que burla os bloqueios do governo. Fica aqui a dica: http://www.wujie.net Mas eu já vou indo, porque dizem que, se o governo descobrir que escrevi isso, os homens de preto podem aparecer a qualquer momento para me levar...

Um comentário:

Anônimo disse...

Carlos

Parabéns pelas fotos e pelo texto.

Continue assim.

A mãe coruja