quinta-feira, 24 de maio de 2007

Transavia

Para quem tiver curiosidade sobre a composição do preço da passagem da Transavia, vejam que interessante:

Ida:
4,88 € - passagem (tarifa Web)
28, 12 € - taxas e sobretaxas¹
--------
33,00 € - total

¹ Detalhamento das taxas e sobretaxas:
12,00 - Seguro e sobretaxa de combustível

16,12 - Taxa de serviço ao passageiro


Volta:
5,00 € - passagem (tarifa Web)
40,00 € - taxas e sobretaxas²
--------
45,00 € - Total

² Detalhamento das taxas e sobretaxas:
12,78: Taxa de segurança aeroportuária

13,22: Taxa de serviço ao passageiro

2,00: Taxa de isolamento acústico

12,00: Seguro e sobretaxa de combustível

Fiquei encafifado com esses valores, principalmente com essas "taxas e sobretaxas". Primeiro eu pensei que elas não ficavam com a Transavia, e sim com as autoridades aeroportuárias. Mas se fosse assim, como a empresa conseguiria vender passagens a 5€ ?! Eu sei que ela só vende algumas a esse preço, para aumentar a ocupação dos aviões, que, cheios ou vazios, custam a mesma coisa para ela. Mas cinco euros?! Não cobrem nem o aumento de consumo de combustível provocado pelo meu peso e o peso da minha bagagem, nem o desgaste do tapete e do estofamento da poltrona...

Então deduzo que, exceto pela "taxa de segurança aeroportuária" (e, talvez, a "taxa de isolamento acústico"), as outras devem ficar com a Transavia. Mas então, por que algumas taxas são cobradas na volta, mas não na ida?

E cadê a tal taxa de embarque, que sempre pagamos quando compramos uma passagem aérea?

Ah, e se alguém tiver percebido que os valores acima somam 78,00 €, e não 84,50 €, como eu disse que paguei, é porque teve também uma cobrança de mais 6,50 € pelo pagamento com cartão de crédito. Aliás, essa era praticamente a única forma de pagamento disponível, a não ser que eu tivesse um determinado cartão de banco holandês.

Nenhum comentário: