quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Monções

Neste momento chove torrencialmente lá fora. São as chuvas de monções.
No Brasil aprendemos que monções são ventos, e tecnicamente são mesmo. Mas aqui quando falam em "monsoon", geralmente estão se referindo ao período de chuvas, que vai de início de junho a início de outubro.Nesta época, o ar fica ainda mais úmido, mas a temperatura diminui um pouco. Sem chuva faz cerca de 32-35°C na sombra; com chuva, uns 25-28°C. Outra função da chuva é lavar as ruas e livrá-las de alguns odores desagradáveis.

Na semana passada praticamente não choveu e cheguei a pensar que as monções tinham acabado mais cedo, mas esta semana as chuvas recomeçaram. Por enquanto, não estão atrapalhando muito, porque estou no período de trabalho, mas espero que pare de chover a partir de 5 de outubro, quando pretendo viajar pela Índia.

Um comentário:

Saki disse...

Meu querido,
além de me interessar sempre o que fazes e o que escreves, tenho um casal de amigos instrutores de Swasthya Yôga portugueses, que moram em Lisboa e que adoram viajar, em cujo blogue participo, http://maurobindo.blogspot.com/ e participei com indicação deste teu, e que inclusive já comentaram um dos teus postes.
Faço votos para que possas vencer o desafio da Índia (um TVT a decorrer lá, valha-me Deus ;) e que sigas dando novos mundos ao mundo da blogosfera!
Susana