domingo, 14 de outubro de 2007

Goa - Plantação de especiarias

Na sexta-feira saí de casa com a intenção de visitar uma plantação de especiarias e, se desse tempo, a Velha Goa. A importância das especiarias foi tão grande na História do mundo ocidental, que eu não poderia perder essa oportunidade, uma vez estando na Índia. Todas aquelas rotas de navegação dos portugueses... até o "descobrimento" do Brasil está relacionado com elas.

Peguei dois ônibus em direção a Ponda, onde eu deveria tomar outra condução até a fazenda. Um pouco antes de chegar em Ponda, um senhor começou com aquela conversa de indiano, pra onde você quer ir, de onde você é, qual o seu nome. Fui lacônico no começo, mas ele só queria ajudar, deu todas as informações necessárias, me colocou dentro do ônibus certo e cheguei à fazenda pouco tempo depois. Chegando lá, paga-se uma entrada que inclui uma visita pela fazenda com guia e um almoço. Logo na recepção, chuva de pétalas, colar de flores e sorrisos de boas-vindas. Para esperar (cerca de 5 minutos), castanha de caju e chá de ervas, acompanhados de informações sobre algumas ervas em um material impresso fornecido por eles.
Meu tour pela fazenda foi feito com um casal de turistas alemães, super simpáticos. A guia mostrou todas as coisas que eu tinha curiosidade de conhecer, como canela, cravo, cardamomo, cominho, baunilha (2.ª especiaria mais cara do mundo), além de outras velhas conhecidas, como banana e café. Eles só não tinham açafrão (a especiaria mais cara do mundo), que só é cultivada em regiões com extremos de calor e frio, como a Cachemira e alguns países da Europa.

Perto do fim do passeio, vimos uma elefanta tomando banho.

Logo em seguida, recebemos uma conchada de água fria nas costas; segundo eles, um ritual necessário.

Almocei junto com os alemães, que depois me ofereceram carona de volta, já que estavam com um carro alugado. Visitamos uns templos que estavam no meu roteiro e depois me deixaram em Velha Goa.

Nenhum comentário: